quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Resumo do livro de Efésias 6

 Efésios 6 explica como o Evangelho se aplica às famílias e ao trabalho ou à sociedade em geral.


Efésios 6:1-4 explica como o Evangelho é aplicado às famílias. Dá instruções para que as crianças sejam obedientes aos seus pais porque está certo à vista de Deus. Mandamentos não precisam de uma promessa, mas este tem um. É uma promessa dupla. A bênção de seguir a ordem de Deus nas famílias é a promessa de que as coisas iriam bem e uma vida longa para desfrutar dessas bênçãos.

Paulo viu a transformação no mundo porque o Evangelho tocou indivíduos, casamentos e famílias.


Isso significava uma igreja forte e madura que pode impactar o mundo. Casamentos fortes e famílias fortes são a base da sociedade. Estes se tornam os blocos de construção de uma igreja madura e, por sua vez, afeta a cultura ao seu redor.

Efésios 6:4 instrui os pais a não provocarem seus filhos à ira, mas a criá-los "no treinamento e na admoestação do Senhor" (ESV). Pode ser um desafio para os pais se tornarem passivos ou excessivamente agressivos na criação de seus filhos. Qualquer extremo pode desencorajar crianças e desencadear um espírito rebelde que leva à ira. É preciso o Evangelho da graça de Deus para criar filhos de acordo com o caminho de Deus.

Deus é um Pai e Ele nos instrui a imitá-Lo porque somos Seus filhos (Ef. 3:1). Não importa como sua educação ou antecedentes familiares foi, há graça em Cristo de ser um pai piedoso ou nutrir o Pai. Isso se aplica a crianças naturais e crianças espirituais.

O Evangelho de Jesus Cristo não é apenas para um culto à igreja, mas para ser vivido no cotidiano onde você vive, trabalha e brinca.


Efésios 6:5-9 dá instruções sobre a relação entre mestres e servidores de títulos. Pode ser aplicado geralmente ao trabalho ou vocação. Também pode ser aplicado ao conceito mais amplo de como o Evangelho impacta a cultura e como os Chrsitains devem buscar justiça social.

Em Éfeso, na época em que Paulo escreveu, havia racismo, desigualdade, opressão e, às vezes, perseguição aos cristãos. Às vezes, a perseguição era muito cruel e severa. A mudança não surgiu protestando por justiça social, mas buscando viver como cidadãos no Reino de Deus.

Era comum no império romano que muitos se tornassem poderosos e servissem seus mestres. Claro, isso não está em consonância com a Bíblia onde todas as pessoas eram vistas como iguais aos olhos de Deus (Gal. 3:28).

A Boa Notícia de Jesus Cristo vai para o cerne das questões do nosso dia e lida com a causa raiz do pecado no coração humano.

O Evangelho não é sobre confrontar o governo diretamente. Em vez disso, os cristãos devem rezar por aqueles que estão na liderança. O Evangelho não protesta diretamente contra injustiças sociais. No entanto, como o Evangelho transformou a região? Parecia um reino mais alto.



Paulo apresentou o Evangelho como a resposta à quebra neste mundo e a uma cultura que foi marcada pela injustiça e opressão. Transformou o Império Romano de dentro para fora: um casamento, uma família, na igreja de cada vez. Era o inegável poder bruto do Evangelho de Jesus Cristo.

Efésios 6:10-20 dá a carga de permanecer firme no Evangelho em face de qualquer oposição espiritual. A armadura completa de Deus é necessária para continuar com os desafios que eventualmente surgirão. Para entender o que significa colocar a armadura completa de Deus, o contexto de toda a carta aos efésias precisa ser mantido em mente.

Uma compreensão errada da armadura de Deus pode levar à confusão sobre o que é a vida cristã. Também pode distrair os ensinamentos principais e simples da Bíblia. Aqui está um artigo que aprofunda este importante tema: Coloque toda a armadura de Deus – O que significa e como fazê-lo.

Apenas tocá-lo brevemente aqui, colocar toda a armadura de Deus é acreditar em tudo o que Deus fez (Eph. 1-3) e vivê-lo na vida cotidiana (Eph. 4-6). Vestir toda a armadura de Deus é aplicar todo o Evangelho a toda a sua vida.

Toda a armadura é a expressão de sua total confiança em Deus e o que Ele fez por você através de Jesus Cristo. Sua vitória na guerra espiritual foi garantida na cruz de Cristo e o sangue que foi derramado lá (Rev. 12:11).

Efésias 6:21-24 conclui a carta com a despedida pessoal de Paulo e bênção aos crentes em Éfeso.

Melhores Comentários sobre Efésias


Olhei mais de uma dúzia de comentários sobre efésias durante meus estudos. Havia dois que eu continuava voltando com mais frequência do que outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você pode compartilhar suas idéias conosco nos comentários!