Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Resumo do livro de Efésias 5

Leia também:



Efésias 5 instrui os crentes como viver o Evangelho de Jesus Cristo. Seremos imitadores de Deus. Continua a partir do ensino em Efésios 4, que nossas vidas devem ser diferentes agora que seguimos Cristo. Já fomos na escuridão, mas agora somos a luz do Senhor. Vamos caminhar como filhos da luz (Ef. 5:8).

Efésias 5 inclui o comando a ser preenchido com o Espírito em vez de estar bêbado com vinho. Efésios 5:18-21 é outra das longas frases de Paulo no grego. O fluxo da plenitude do Espírito envolve expressões de louvor através do canto, ação de graças e submissão mútua. A submissão mútua precisa ser compreendida no contexto dos efésias 5 e de todo o livro de Efésios.

Submissão mútua por reverência a Cristo é um dos sinais de que você está cheio do Espírito Santo (Ef. 5:21). Submissão literalmente significa organizar abaixo. A ideia principal de submissão na Bíblia é estar sob o arranjo de Deus. Estamos nos submetendo ao plano de Deus, vindo sob Jesus como a cabeça sobre todas as coisas. À luz disso, podemos nos submeter mutuamente um ao outro.


O modelo mais alto de submissão é Jesus (Phil 2:6-7). Ele se humilhou como um servo, mesmo a ponto de ir para a cruz.


A ideia de submissão pode parecer estranha ou ofensiva em algumas culturas porque o individualismo é enfatizado e valorizado. No centro está uma rebelião contra a ordem de Deus. Os cristãos são chamados a responder vindo sob Jesus como a cabeça sobre todas as coisas.

A submissão mútua bíblica nunca é dura, assertiva ou auto-promotora.É preciso a plenitude do Espírito para ser capaz de se submeter corretamente sob Cristo e um ao outro. Quando estamos cheios do Espírito Santo, Cristo vem habitar em nós por Seu Espírito, transbordamos com um espírito de adoração e louvor, ação de graças e submissão mútua por reverência a Deus e a Jesus Cristo como a cabeça sobre todas as coisas.

Se você quer começar a ver a restauração do plano de Deus para sua vida, encontre-se sob Cristo como a cabeça. Então se relacione com os outros à luz disso. Neste lugar, Deus liberta sua autoridade e poder em sua vida.


A submissão bíblica é uma expressão vital de estar cheio do Espírito Santo.


A submissão bíblica está se alinhando sob a ordem de Deus. A submissão não é feita para limitar alguém, mas para trazer a plenitude de Cristo e a restauração de Deus para os lugares quebrados na vida.

Ao me submeter a Cristo como a cabeça, posso justamente praticar a submissão bíblica e me relacionar com a quebra na minha vida e a quebra no mundo ao meu redor. Submissão é sobre a chefia de Jesus e alinhamento no Reino de Deus. É por reverência a Cristo que nos submetemos um ao outro.


Casas de Terraço em Éfeso

Efésios também ensinam sobre o casamento bíblico. Como o Evangelho impacta os casamentos? Em primeiro lugar, há uma submissão mútua que inclui maridos submetidos a suas esposas e esposas submetidas a seus maridos (Ef. 5:21).

Há também o papel e a responsabilidade do marido como chefe. Mais uma vez, isso nunca inclui dominador, menosprezante, ou egoísmo por parte do marido. Em vez disso, está fora do amor terno e sacrificial como Cristo mostraria para Sua Noiva, a Igreja.

Maridos devem amar suas esposas como Cristo ama a Igreja. Isso envolve como os maridos falam com suas esposas. Os maridos devem santificar e purificar suas esposas com as palavras que falam (Ef. 5:26). Isto é o que Jesus faz por nós, Sua Igreja. Suas palavras afirmam, encorajam e nos levam ao nosso maior potencial.


Como os maridos tratam suas esposas mostra o verdadeiro estado do coração e como eles pensam sobre sua relação com Deus. Como marido, se não apreciei minha esposa, não posso saber que sou e apreciei Por Deus em Cristo.Levamos um ano para passar por isso no nosso grupo de homens na igreja e achamos muito útil. Não é fácil ler, mas definitivamente vale a pena trabalhar. Não está focado no conselho típico do casamento como "melhorar sua comunicação". Ele vai para a raiz das questões do coração e explica que é apenas o Evangelho de Jesus Cristo que nos permitirá ter um casamento gratificante.

As esposas devem respeitar seus maridos. Mais uma vez, leva o Evangelho de Jesus Cristo para um casamento bem sucedido.


No final do dia, em meus anos de aconselhamento de casais casados, mesmo os problemas matrimoniais mais complexos quase sempre se resume a isso: esposas não se sentem amadas por seus maridos e maridos não sentem respeito por suas esposas.

Efésios 5 nos ensina como podemos aplicar o Evangelho às nossas relações mais próximas, incluindo o casamento. Se fizermos serviços de adoração (experiências) bem, mas não experimentarmos o reino de Deus em nossas casas, nossas relações mais próximas e em nosso trabalho, perdemos a maior parte da vida.


Efésias 5 nos dá verdadeira esperança. Não é preciso nada menos do que a Boa Notícia da Morte, enterro e ressurreição de Jesus para experimentarmos a verdadeira bênção de Deus em nosso casamento e em nossa casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você pode compartilhar suas idéias conosco nos comentários!