Efésios 4 é um apelo para que os cristãos vivam valor do chamado de Deus. Descreve como os seguidores de Jesus devem viver à luz de tudo o que Deus fez como descrito em Efésios 1-3.
Efésios 4 também descreve o que Deus está construindo, a igreja, e por que Ele está construindo-a. A igreja é chamada para manter a unidade que o Espírito de Deus nos trouxe vivendo em mansidão e gentileza.
O Cristo ressuscitado e ascendido dá presentes à Sua igreja. Há uma manifestação de 5 vezes da graça de Cristo através de Sua Igreja.
Estas vêm em 5 manifestações: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores. É mais fácil focar nos que mais nos identificamos. Mas para que a igreja entre em sua plenitude para ser a expressão de Jesus para o mundo, precisamos de todos os 5.
A igreja apostólica tem um senso de missão e propósito. Jesus foi enviado pelo Pai e agora Ele nos envia.
A igreja profética enfatiza o sentido da presença de Deus e busca seu coração e voz. Também busca a expressão da justiça de Deus. Jesus fez conhecido o coração e a mente de Deus.
A Igreja Evangélica procura ter o coração de Deus para os perdidos. Jesus veio proclamar a Boa Notícia do Reino.
A Igreja Pastoral busca construir as pessoas e nutrir as pessoas até a maturidade espiritual.
A Igreja Docente faz saber a clareza da vontade de Deus para que haja crescimento, saúde e estabilidade a longo prazo.
Até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a um homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.Ef. 4:13 (ESV)
A resposta de Deus para a quebra neste mundo é enviar Seu Filho, Jesus. Jesus constrói Sua igreja para que a imagem do Filho de Deus, a plenitude de Cristo seja exibida na terra. A Igreja é o Corpo de Cristo. E o objetivo de Deus para nós não é nada menos do que a Plenitude de Cristo.
Efésias 4 também dá o plano para uma vida mudada. Não vamos mais andar e viver como costumávamos (Ef. 4:17). À luz do que Deus já fez (Ef. 1-3), devemos adiar o antigo eu, ser renovados em mente, e colocar o novo eu (Ef. 4:22-24).
Não é completamente bíblico rezar algo como: "Deus, por favor, tome minha impaciência." Deus não vai tirá-lo. Ele chama você a fazer algo à luz do que Jesus fez. Há uma linha sutil, mas é a diferença entre o Evangelho vs. autoaperfeiçoamento. Escrevi um artigo que discute mais: Como ser uma pessoa melhor de acordo com a Bíblia (link abre em uma nova janela).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Você pode compartilhar suas idéias conosco nos comentários!