Variedade de músicas gospel: Gratis-gospel.blogspot.com oferece uma seleção diversificada de músicas gospel para os ouvintes desfrutarem, desde hinos tradicionais até sucessos gospel contemporâneos.
sábado, 4 de setembro de 2021
Resumo de Efésias 3
Em Efésios 3, Paulo explica a revelação do mistério de Cristo que lhe foi dado. É algo que estava escondido no passado, mas Deus estava agora revelando.
O plano redentor de Deus não era apenas para o povo judeu, mas para todo o mundo. Os gentios estavam agora sendo feitos companheiros herdeiros das promessas de Deus que antes só estavam disponíveis para o povo judeu. Esta promessa foi disponibilizada agora através do que Jesus fez. (Ef. 3:6)
Embora Paulo seja um prisioneiro, Paulo lembra aos crentes para não perderem o coração por causa de seus problemas (Ef. 3:1, 13). Através da igreja, a sabedoria múltiplas de Deus estava sendo feita aos poderes espirituais nos lugares celestiais (Ef 3:10-11). Não há como impedir o avanço do Reino de Deus.
É uma oração longa e bonita que Deus fortaleceria a Igreja para conhecer o amor de Cristo e para que estejamos cheios de toda a plenitude de Deus. As dimensões completas do amor de Deus só podem ser experimentadas junto com todos os santos.
Paulo termina esta oração com louvor a Deus, "que é capaz de fazer muito abundantemente acima de tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que funciona em nós" (Ef. 3:20 – ESV)
Resumo de Efésias 2
Efésias 2 explica como as bênçãos descritas em Efésias 1 são trabalhadas em um mundo de quebra, pecado e morte. Embora estivéssemos mortos em nosso pecado, Deus nos fez vivos através de Cristo e nos sentou com Cristo nos lugares celestiais.
Todas essas bênçãos surpreendentes e verdades espirituais são um gracioso presente de Deus. Só podemos simplesmente recebê-lo pela fé, em acreditar em Jesus, aquele que realizou a redenção para nós. Não é algo que pode ser ganho tentando atender aos padrões de Deus na Lei ou tentando viver uma boa vida.
Eph. 2:11-22 explica outra tremenda bênção espiritual: tanto judeus quanto gentios (não judeus) foram reconciliados com Deus através do sangue de Cristo. Todos nos deram as bênçãos de Deus. O propósito de Deus é que toda a sua família receba todas as Suas bênçãos.
Em um ambiente onde havia tensões religiosas e raciais entre judeus e gentios, a Igreja deveria viver e modelar a unidade radical. A Igreja pela qual Jesus derramou seu sangue não tem barreiras se são raça, posição econômica, ou qualquer outra coisa.
Na América, onde vivo, o individualismo radical é talvez uma das maiores razões pelas quais o Evangelho não é recebido e vivido.
Nós, como cristãos, precisamos amar e rezar pelo povo judeu. Somos todos chamados a viver em unidade no Corpo de Cristo, todos conectados uns aos outros.
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
Resumo do livro de Efésias 4
Efésios 4 é um apelo para que os cristãos vivam valor do chamado de Deus. Descreve como os seguidores de Jesus devem viver à luz de tudo o que Deus fez como descrito em Efésios 1-3.
Efésios 4 também descreve o que Deus está construindo, a igreja, e por que Ele está construindo-a. A igreja é chamada para manter a unidade que o Espírito de Deus nos trouxe vivendo em mansidão e gentileza.
O Cristo ressuscitado e ascendido dá presentes à Sua igreja. Há uma manifestação de 5 vezes da graça de Cristo através de Sua Igreja.
Estas vêm em 5 manifestações: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores. É mais fácil focar nos que mais nos identificamos. Mas para que a igreja entre em sua plenitude para ser a expressão de Jesus para o mundo, precisamos de todos os 5.
A igreja apostólica tem um senso de missão e propósito. Jesus foi enviado pelo Pai e agora Ele nos envia.
A igreja profética enfatiza o sentido da presença de Deus e busca seu coração e voz. Também busca a expressão da justiça de Deus. Jesus fez conhecido o coração e a mente de Deus.
A Igreja Evangélica procura ter o coração de Deus para os perdidos. Jesus veio proclamar a Boa Notícia do Reino.
A Igreja Pastoral busca construir as pessoas e nutrir as pessoas até a maturidade espiritual.
A Igreja Docente faz saber a clareza da vontade de Deus para que haja crescimento, saúde e estabilidade a longo prazo.
Até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a um homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.Ef. 4:13 (ESV)
A resposta de Deus para a quebra neste mundo é enviar Seu Filho, Jesus. Jesus constrói Sua igreja para que a imagem do Filho de Deus, a plenitude de Cristo seja exibida na terra. A Igreja é o Corpo de Cristo. E o objetivo de Deus para nós não é nada menos do que a Plenitude de Cristo.
Efésias 4 também dá o plano para uma vida mudada. Não vamos mais andar e viver como costumávamos (Ef. 4:17). À luz do que Deus já fez (Ef. 1-3), devemos adiar o antigo eu, ser renovados em mente, e colocar o novo eu (Ef. 4:22-24).
Não é completamente bíblico rezar algo como: "Deus, por favor, tome minha impaciência." Deus não vai tirá-lo. Ele chama você a fazer algo à luz do que Jesus fez. Há uma linha sutil, mas é a diferença entre o Evangelho vs. autoaperfeiçoamento. Escrevi um artigo que discute mais: Como ser uma pessoa melhor de acordo com a Bíblia (link abre em uma nova janela).
Resumo do livro de Efésias 5
Efésias 5 instrui os crentes como viver o Evangelho de Jesus Cristo. Seremos imitadores de Deus. Continua a partir do ensino em Efésios 4, que nossas vidas devem ser diferentes agora que seguimos Cristo. Já fomos na escuridão, mas agora somos a luz do Senhor. Vamos caminhar como filhos da luz (Ef. 5:8).
Efésias 5 inclui o comando a ser preenchido com o Espírito em vez de estar bêbado com vinho. Efésios 5:18-21 é outra das longas frases de Paulo no grego. O fluxo da plenitude do Espírito envolve expressões de louvor através do canto, ação de graças e submissão mútua. A submissão mútua precisa ser compreendida no contexto dos efésias 5 e de todo o livro de Efésios.
Submissão mútua por reverência a Cristo é um dos sinais de que você está cheio do Espírito Santo (Ef. 5:21). Submissão literalmente significa organizar abaixo. A ideia principal de submissão na Bíblia é estar sob o arranjo de Deus. Estamos nos submetendo ao plano de Deus, vindo sob Jesus como a cabeça sobre todas as coisas. À luz disso, podemos nos submeter mutuamente um ao outro.
O modelo mais alto de submissão é Jesus (Phil 2:6-7). Ele se humilhou como um servo, mesmo a ponto de ir para a cruz.
A ideia de submissão pode parecer estranha ou ofensiva em algumas culturas porque o individualismo é enfatizado e valorizado. No centro está uma rebelião contra a ordem de Deus. Os cristãos são chamados a responder vindo sob Jesus como a cabeça sobre todas as coisas.
A submissão mútua bíblica nunca é dura, assertiva ou auto-promotora.É preciso a plenitude do Espírito para ser capaz de se submeter corretamente sob Cristo e um ao outro. Quando estamos cheios do Espírito Santo, Cristo vem habitar em nós por Seu Espírito, transbordamos com um espírito de adoração e louvor, ação de graças e submissão mútua por reverência a Deus e a Jesus Cristo como a cabeça sobre todas as coisas.
Se você quer começar a ver a restauração do plano de Deus para sua vida, encontre-se sob Cristo como a cabeça. Então se relacione com os outros à luz disso. Neste lugar, Deus liberta sua autoridade e poder em sua vida.
A submissão bíblica é uma expressão vital de estar cheio do Espírito Santo.
A submissão bíblica está se alinhando sob a ordem de Deus. A submissão não é feita para limitar alguém, mas para trazer a plenitude de Cristo e a restauração de Deus para os lugares quebrados na vida.
Ao me submeter a Cristo como a cabeça, posso justamente praticar a submissão bíblica e me relacionar com a quebra na minha vida e a quebra no mundo ao meu redor. Submissão é sobre a chefia de Jesus e alinhamento no Reino de Deus. É por reverência a Cristo que nos submetemos um ao outro.
Casas de Terraço em Éfeso
Há também o papel e a responsabilidade do marido como chefe. Mais uma vez, isso nunca inclui dominador, menosprezante, ou egoísmo por parte do marido. Em vez disso, está fora do amor terno e sacrificial como Cristo mostraria para Sua Noiva, a Igreja.
Maridos devem amar suas esposas como Cristo ama a Igreja. Isso envolve como os maridos falam com suas esposas. Os maridos devem santificar e purificar suas esposas com as palavras que falam (Ef. 5:26). Isto é o que Jesus faz por nós, Sua Igreja. Suas palavras afirmam, encorajam e nos levam ao nosso maior potencial.
Como os maridos tratam suas esposas mostra o verdadeiro estado do coração e como eles pensam sobre sua relação com Deus. Como marido, se não apreciei minha esposa, não posso saber que sou e apreciei Por Deus em Cristo.Levamos um ano para passar por isso no nosso grupo de homens na igreja e achamos muito útil. Não é fácil ler, mas definitivamente vale a pena trabalhar. Não está focado no conselho típico do casamento como "melhorar sua comunicação". Ele vai para a raiz das questões do coração e explica que é apenas o Evangelho de Jesus Cristo que nos permitirá ter um casamento gratificante.
As esposas devem respeitar seus maridos. Mais uma vez, leva o Evangelho de Jesus Cristo para um casamento bem sucedido.
No final do dia, em meus anos de aconselhamento de casais casados, mesmo os problemas matrimoniais mais complexos quase sempre se resume a isso: esposas não se sentem amadas por seus maridos e maridos não sentem respeito por suas esposas.
Efésios 5 nos ensina como podemos aplicar o Evangelho às nossas relações mais próximas, incluindo o casamento. Se fizermos serviços de adoração (experiências) bem, mas não experimentarmos o reino de Deus em nossas casas, nossas relações mais próximas e em nosso trabalho, perdemos a maior parte da vida.
Efésias 5 nos dá verdadeira esperança. Não é preciso nada menos do que a Boa Notícia da Morte, enterro e ressurreição de Jesus para experimentarmos a verdadeira bênção de Deus em nosso casamento e em nossa casa.
Resumo do livro de Efésias 6
Efésios 6 explica como o Evangelho se aplica às famílias e ao trabalho ou à sociedade em geral.
Efésios 6:1-4 explica como o Evangelho é aplicado às famílias. Dá instruções para que as crianças sejam obedientes aos seus pais porque está certo à vista de Deus. Mandamentos não precisam de uma promessa, mas este tem um. É uma promessa dupla. A bênção de seguir a ordem de Deus nas famílias é a promessa de que as coisas iriam bem e uma vida longa para desfrutar dessas bênçãos.
Paulo viu a transformação no mundo porque o Evangelho tocou indivíduos, casamentos e famílias.
Isso significava uma igreja forte e madura que pode impactar o mundo. Casamentos fortes e famílias fortes são a base da sociedade. Estes se tornam os blocos de construção de uma igreja madura e, por sua vez, afeta a cultura ao seu redor.
Deus é um Pai e Ele nos instrui a imitá-Lo porque somos Seus filhos (Ef. 3:1). Não importa como sua educação ou antecedentes familiares foi, há graça em Cristo de ser um pai piedoso ou nutrir o Pai. Isso se aplica a crianças naturais e crianças espirituais.
O Evangelho de Jesus Cristo não é apenas para um culto à igreja, mas para ser vivido no cotidiano onde você vive, trabalha e brinca.
Efésios 6:5-9 dá instruções sobre a relação entre mestres e servidores de títulos. Pode ser aplicado geralmente ao trabalho ou vocação. Também pode ser aplicado ao conceito mais amplo de como o Evangelho impacta a cultura e como os Chrsitains devem buscar justiça social.
Em Éfeso, na época em que Paulo escreveu, havia racismo, desigualdade, opressão e, às vezes, perseguição aos cristãos. Às vezes, a perseguição era muito cruel e severa. A mudança não surgiu protestando por justiça social, mas buscando viver como cidadãos no Reino de Deus.
A Boa Notícia de Jesus Cristo vai para o cerne das questões do nosso dia e lida com a causa raiz do pecado no coração humano.
O Evangelho não é sobre confrontar o governo diretamente. Em vez disso, os cristãos devem rezar por aqueles que estão na liderança. O Evangelho não protesta diretamente contra injustiças sociais. No entanto, como o Evangelho transformou a região? Parecia um reino mais alto.Paulo apresentou o Evangelho como a resposta à quebra neste mundo e a uma cultura que foi marcada pela injustiça e opressão. Transformou o Império Romano de dentro para fora: um casamento, uma família, na igreja de cada vez. Era o inegável poder bruto do Evangelho de Jesus Cristo.
Efésios 6:10-20 dá a carga de permanecer firme no Evangelho em face de qualquer oposição espiritual. A armadura completa de Deus é necessária para continuar com os desafios que eventualmente surgirão. Para entender o que significa colocar a armadura completa de Deus, o contexto de toda a carta aos efésias precisa ser mantido em mente.
Uma compreensão errada da armadura de Deus pode levar à confusão sobre o que é a vida cristã. Também pode distrair os ensinamentos principais e simples da Bíblia. Aqui está um artigo que aprofunda este importante tema: Coloque toda a armadura de Deus – O que significa e como fazê-lo.
Apenas tocá-lo brevemente aqui, colocar toda a armadura de Deus é acreditar em tudo o que Deus fez (Eph. 1-3) e vivê-lo na vida cotidiana (Eph. 4-6). Vestir toda a armadura de Deus é aplicar todo o Evangelho a toda a sua vida.
Toda a armadura é a expressão de sua total confiança em Deus e o que Ele fez por você através de Jesus Cristo. Sua vitória na guerra espiritual foi garantida na cruz de Cristo e o sangue que foi derramado lá (Rev. 12:11).
Efésias 6:21-24 conclui a carta com a despedida pessoal de Paulo e bênção aos crentes em Éfeso.
Melhores Comentários sobre Efésias
Olhei mais de uma dúzia de comentários sobre efésias durante meus estudos. Havia dois que eu continuava voltando com mais frequência do que outros.
Versículos bíblicos de efésios
Por fim, aqui estão alguns dos versículos de efésios mais populares que abordam alguns dos temas discutidos acima. Esses versos em efésias abrangem uma ampla gama de tópicos, desde amor, casamento, paternidade, fé, identidade em Cristo.
Que Deus provoque o verdadeiro renascimento em nosso tempo, para ver a Igreja chegar à estatura completa de Cristo, para a glória de Seu nome!
As citações das Escrituras são da Bíblia ® ESV (A Bíblia Sagrada, Versão Padrão Inglesa®), direitos autorais © 2001 pela Crossway, um ministério editorial da Good News Publishers. Usado por permissão. Todos os direitos reservados. Não pode copiar ou baixar mais de 500 versículos consecutivos da Bíblia ESV ou mais da metade de qualquer livro da Bíblia ESV.A Biblioteca de Celso em Éfeso
Abençoado seja o Deus e o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais. (Ef. 1:3)Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor pelo qual nos amou, 5, mesmo quando estávamos mortos em nossas transgressões, nos fez vivos junto com Cristo — graças à graça você foi salvo — 6 e nos criou com ele e nos sentou com ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef. 2:4-6)Pois por graça você foi salvo através da fé. E isso não é sua própria culpa; é o dom de Deus, 9 não é resultado de obras, para que ninguém possa se gabar. (Ef. 2:8-9)Pois somos sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras, que Deus preparou de antemão, que devemos caminhar nelas. (Ef. 2:10)Para mim, embora eu seja o menor de todos os santos, esta graça foi dada, para pregar aos gentios as riquezas inseparáveis de Cristo (Ef. 3:8)Que de acordo com as riquezas de sua glória ele pode conceder-lhe para ser fortalecido com o poder através de seu Espírito em seu ser interior, (Ef. 3:16)Agora para aquele que é capaz de fazer muito mais abundantemente do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder em ação dentro de nós, 21 para ele ser glória na igreja e em Cristo Jesus ao longo de todas as gerações, para sempre e sempre. Amém. (Ef. 3:20-21)
Portanto, prisioneiro do Senhor, exorto-o a andar de uma maneira digna do chamado ao qual foram chamados, 2 com toda humildade e gentileza, com paciência, tendo um com o outro apaixonado, 3 ansiosos para manter a unidade do Espírito no vínculo de paz. (Ef. 4:1-3)
Há um corpo e um Espírito — assim como você foi chamado para a única esperança que pertence ao seu chamado: 5 um Senhor, uma fé, um batismo, 6 um Deus e Pai de todos, que está acima de tudo e em tudo e em tudo. (Ef. 4:4-6)
E ele deu aos apóstolos, aos profetas, aos evangelistas, aos pastores e professores, 12 para equipar os santos para o trabalho de ministério, para a construção do corpo de Cristo, 13 até que todos nós alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, para a masculinidade madura, para a medida da estatura da plenitude de Cristo (Efe 4:11-13)
Em vez disso, falando a verdade no amor, devemos crescer em todos os sentidos em quem é a cabeça, em Cristo, 16 de quem todo o corpo, unido e mantido junto por cada articulação com a qual está equipada, quando cada parte está funcionando corretamente, faz o corpo crescer para que ele se construa no amor. (Ef. 4:15-16)
E não entristea o Espírito Santo de Deus, por quem você foi selado para o dia da redenção. (Ef. 4:30)
Fique com raiva e não pece; não deixe o sol se pôr em sua raiva, 27 e não dar nenhuma oportunidade ao diabo. (Ef. 4:26-27)
Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. 2 E caminhe no amor, como Cristo nos amou e se entregou por nós, uma oferenda perfumada e sacrifício a Deus. (Ef. 5:1-2)
Olhe com cuidado, então como você anda, não tão imprudente, mas tão sábio, 16 fazendo o melhor uso do tempo, porque os dias são maus. (Ef. 5:15-16)
E não se embebede com vinho, pois isso é deboche, mas seja preenchido com o Espírito, (Ef. 5:18)
Submeter-se um ao outro por reverência a Cristo. 22 Esposas, submeter-se aos seus próprios maridos, quanto ao Senhor. (Ef. 5:21-22)
Maridos, amam suas esposas, como Cristo amava a igreja e se entregou por ela (Ef. 5:25)
"Portanto, um homem deve deixar seu pai e sua mãe e segurar-se para sua esposa, e os dois se tornarão uma carne." 32 Este mistério é profundo, e estou dizendo que se refere a Cristo e à igreja. (Eph. 5:31-32)
Crianças, obedeçam seus pais no Senhor, pois isso é certo. 2 "Honre seu pai e sua mãe" (este é o primeiro mandamento com uma promessa) (Ef. 6:1-2)
Coloque toda a armadura de Deus, para que você possa ser capaz de se posicionar contra os esquemas do diabo. (Ef. 6:11)
Porque não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes cósmicos sobre esta escuridão atual, contra as forças espirituais do mal nos lugares celestiais. (Ef. 6:12)
Portanto, pegue toda a armadura de Deus, que você pode ser capaz de suportar no dia do mal, e ter feito tudo, para se manter firme. 14 Fique, portanto, tendo fixado no cinturão da verdade, e tendo colocado o peitoral da justiça, 15 e, como sapatos para seus pés, tendo colocado a prontidão dada pelo evangelho da paz. 16 Em todas as circunstâncias, tome o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todos os dardos flamejantes do mal; 17 e pegue o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Efe 6:13-17)